CIBERCULTURA E INTELIGÊNCIA COLETIVA




A disciplina do Curso de Especialização em Gestão Educacional em Rede: "Cibercultura e Inteligência Coletiva" aborda conceitos modernos relacionados a evolução da educação em todas as áreas do conhecimento e no contexto escolar de forma concomitante com as tecnologia (TIC'S) no ciberespaço gerando a Cibercultura e incrementado a Sociedade da Informação.


A inteligência coletiva segundo Pierre Lévy pode ser dividida em inteligência técnica, conceitual e emocional. A primeira corresponde à inteligência que lida com o mundo concreto e dos objetos, como a engenharia (coisa). A seguinte relaciona–se ao conhecimento abstrato e que não incide sobre a materialidade física, como as artes e a matemática (signo). A última, por sua vez, representa a relação entre os seres humanos e o grau de paixão, confiança e sinceridade que a envolve, e tem a ver com o direito, a ética e a moral (cognição).

Fonte: https://webinsider.com.br/a-inteligencia-coletiva-segundo-pierre-levy/ - Acessado em 15/12/2017.





 Conceitos Importantes:

CIBERCULTURA

É a relação entre as tecnologias de comunicação,informação e cultura, emergentes a partir da convergência, informatização e telecomunicação.As novas tecnologias de informação e comunicação alteram o processos de comunicação, de produção, de criação e de circulação de bens e serviços.


 

Referências:
Caroline Diel e Giovana Basso (BLOG)


CIBERESPAÇO
 
A cibercultura está mudando o imaginário e as relações humanas, muitas vezes de forma subjetiva e interativa. a sociedade hoje e futuramente se comunica e se relaciona cada vez mais através das tecnologias de comunicação, construindo laços emocionais, acordos e trabalhos profissionais, acesso a realidade política e mercadológica, e dados remotos.
O surgimento da internet com rede mundial de computadores, veio confirmar expectativas ao criar um novo espaço para expressão conhecimento e comunicação humana. porém trata-se de um espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente, o ciberespaço. 

 
É inegável que a revolução  cibernética-tecnológica afeta os mais variados aspectos da vida cotidiana, com a inserção de contextos virtuais, como círculos eletrônicos de amizade, por meio das comunidades virtuais, e da possibilidade de navegar pelo mundo, tornando o presente cada vez mais próximo da ideia de aldeia global.. porém foi na última metade do século XX, com o surgimento da rede digital e do ciberespaço, que foi explicitada a possibilidade de visualização e o virtual passou a ser um traço inquestionável nas práticas sociais.

Referências:
InfoEscola
Gabriela E. Passoli Vesce

INTELIGÊNCIA COLETIVA:

De acordo co Pierre Levy a Inteligência Coletiva desenvolve-se a mediada que a linguagem evolui. Com a divulgação das idéias dos discursos e da escrita houve a disseminação do conhecimento. A Inteligência Coletiva pode ser dividida em inteligência técnica, conceitual e emocional. A inteligência técnica se realiza através do mundo concreto e dos objetos. A inteligência conceitual se relaciona ao conhecimento abstrato e não ocorre sobre materialidade física como as artes e a matemática.  inteligência emocional concebe a relação entre os seres humanos, confiança, sinceridade que a envolve, e se vincula ao direito, a ética e a moral.
Através da cooperação intelectual, a criação coletiva se dá fundamentalmente pela internet e  mais particularmente pelo ciberespaço. A conexão mais ativa entre os indivíduos verdadeiramente colabora para ações coletivas. Os debates de matéria relevantes para sociedade, encontram seu apogeu na facilidade de comunicação, através dos meios eletrônicos e da mídia. A internet traz em sim  a potencialidade para a conexão do pensamento humano e a cibercultura tem evidenciado a competência que o homem tem reconstruir sua ideia de mundo, incluir e interagir com o seu igual em um novo cenário de relacionamento, buscando um necessário diálogo para sua vivência.

Referências:
www.educador.brasilescola.com



Comentários